Conheça nossa
história.
25 anos de uma trajetória emocionante de pioneirismo, coragem e transformação por meio do cooperativismo de crédito.
Preferimos o impossível
Genuinamente rondoniense e trazendo em sua essência a equação inovadora do cooperativismo – equilibrando dignidade financeira e social – a JiCred cresceu junto com Ji-Paraná/RO.
No final dos anos 90, Rondônia passava por um cenário de escassez no mercado financeiro. Com a extinção do Banco do Estado de Rondônia (BERON), a demanda por atendimento, instrução e acesso ao crédito crescia, enquanto a iniciativa pública buscava meios de incentivar a criação de novas instituições financeiras que absorvessem as necessidades de pessoas e negócios.
Assim, o cooperativismo financeiro entrou em pauta como uma das alternativas.
Ainda em 1999, a JiCred inaugurava seu primeiro ponto de atendimento, com um capital social de R$ 150 mil, 43 cooperados e um desafio que parecia impossível: conquistar a confiança das pessoas.
No primeiro ano de atividade, a cooperativa gerou sobras de pouco mais de R$ 700 reais, cumprindo o autêntico desejo e capacidade coletiva de gerar riquezas. Um novo ciclo havia chegado para a jovem cooperativa.
Nosso DNA
- PROPÓSITO
Impactar o presente e transformar o futuro por meio dos valores genuínos
do cooperativismo.
- ESSÊNCIA
Protagonizar o autêntico poder da união, encorajada pelo desejo de cooperar.
- PILARES
Solidária | Humana | Acolhedora | Essencial | Sólida | Justa | Evolutiva | Transformadora
- CARACTERÍSTICAS
Credibilidade | Resiliência | Coletividade | Benignidade
Princípios Universais
do Cooperativismo.
ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE
Cooperativas são organizações voluntárias abertas para todas as pessoas aptas para usar seus serviços e dispostas a aceitar suas responsabilidades de sócio sem discriminação de gênero, social, racial, política ou religiosa.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau, os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto); as cooperativas de grau superior são também organizadas de maneira democrática.
PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA
Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros podem receber, habitualmente, havendo condições econômico financeiras para tanto, uma remuneração sobre o capital integralizado, como condição de sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades: desenvolvimento da cooperativa, possibilitando a formação de reservas, em parte indivisíveis; retorno aos sócios na proporção de suas transações com as cooperativas e apoio a outras atividades que forem aprovadas pelos associados.
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
INTERCOOPERAÇÃO
As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
INTERESSE PELA COMUNIDADE
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.
Criada em Rondônia, feita para o mundo!
Nossa missão
Promover soluções Financeiras aos cooperados, Fomentando o
cooperativismo e contribuindo para desenvolvimento da sociedade.
Nossa visão
Ser uma instituição Financeira cooperativa reconhecida, que promove o desenvolvimento econômico e social em sua área de atuação, com soluções regionalizadas, comprometida com os princípios do cooperativismo.
Nossos valores
- Ética
- Respeito
- Cooperação
- Transparência
- Comprometimento
- Responsabilidade Financeira e socioambiental
Fazer nosso sonho voar
Como negócio, além da elevada perfomance que a cooperativa adquiria ao longo do tempo, a gestão sempre esteve focada no movimento cooperativo como um edificador de prosperidade sustentável.
No cerne da missão, as pessoas sempre foram a alma da JiCred, e no caminho, a cooperativa identificou uma fundação social criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), que estava inoperante, mas poderia se transformar em uma ferramenta de transformação social. Em 2003, a cooperativa se tornou mantenedora do projeto, levando educação, esporte, cultura e cidadania a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Atenta aos mais diversos cenários sociais e econômicos do município, por meio da fundação, e com autorização do Governo do Estado, a cooperativa passou a administrar o aeroporto de Ji-Paraná que, em 2005 estava desativado e sem condições de voo. A JiCred custeou as melhorias de infraestrutura e reativou o aeroporto José Coleto, que chegou a oferecer três voos por dia.
Mais do que viver um sonho, a história da JiCred é sobre sensibilidade social, sobre buscar solucionar problemas e também tentar evitá-los no futuro. A parceria seguiu até 2015, onde o governo reassumiu a gestão e a operação do aeroporto.
As sementes que plantamos
Atualmente, a Fundação JiCred – assim nomeada em 2007 – assiste mais de 250 crianças e adolescentes, mas seu histórico assistencial já alcançou mais de 3 mil vidas. Localizada em um bairro periférico de Ji-Paraná, abrange seis comunidades caracterizadas por altos índices de violência.
“A missão da Fundação é trazer perspectiva de vida para esses jovens, mostrar novos horizontes e formar cidadãos. Apesar de sermos uma instituição financeira e trabalharmos com números, não existem números ou cifrões que expressem o valor que isso tem para a sociedade”. Elton Pereira – Sócio-fundador
Filosofia JiCred
Crescer sem abrir mão da identidade do negócio é parte da cultura JiCred. Ao longo do tempo, cada pequeno avanço ou grande conquista contou com o empenho de um time de colaboradores e dirigentes empreendedores, dispostos a fazer acontecer de um jeito único.
Em 2011, a JiCred e a cooperativa Médici-Credi protagonizaram a primeira incorporação do sistema CrediSIS e, em 2013, uma nova fusão com a singular Credi-Vale, ampliando sua rede de atuação para Presidente Médici e São Miguel do Guaporé, ambos municípios do interior do estado.
Ainda mais madura e levando na bagagem o amadurecimento necessário, em 2021 a CrediSIS JiCred rompeu a fronteira estadual ao inaugurar seu primeiro ponto de atendimento fora de Rondônia, em Várzea Grande, Mato Grosso.
A filosofia empreendedora da JiCred mantém-na moderna e sensível às reais necessidades de seus públicos. Atendendo à demanda crescente do digital – sem abrir mão do relacionamento – a cooperativa tornou-se a primeira singular do sistema a inagurar um modelo de agência digital, onde mantém pessoas atendendo pessoas, por meio de ferramentas digitais.
Somente a intencionalidade cooperativista e a atitude de pessoas destemidas são capazes de criar algo relevante o suficiente para compor 25 anos de entrega e serviço às comunidades.